Programas Ambientais (Gestão Ambiental e Monitoramento)

Os Programas Ambientais são como projetos que necessitam de escopo bem definido, prazo e custo, além de metas, indicadores, responsáveis e um cronograma de execução. Traça todas as ações e os programas de gerenciamento das questões ambientais, abrangendo meios físico, biótico e socioeconômico, sendo condicionante para a emissão da licença de instalação de um empreendimento.

Para a implantação das medidas de controle ambiental, voltadas à correção, prevenção, compensação e/ou potencialização dos impactos ambientais decorrentes da implantação e operação, o empreendedor deverá implantar os Programas Ambientais. A execução desses programas é realizada conforme definido no processo de licenciamento ambiental com equipes multidisciplinares com experiência na gestão ambiental de empreendimentos.

Todos os impactos identificados e avaliados durante o processo de estudo de um empreendimento devem ter Programas Ambientais específicos. Seu intuito é ajudar a organizar e promover a Gestão Ambiental do empreendimento.

Nesses programas são estabelecidos os procedimentos a fim de garantir que todas as atividades relacionadas à implantação e operação do empreendimento sejam executadas de acordo com a legislação vigente.

Dessa forma, é possível atender e assegurar o efetivo cumprimento das exigências recomendadas pelos órgãos ambientais responsáveis pelo licenciamento ambiental do empreendimento.

Para a Gestão dos Programas Ambientais são utilizados procedimentos operacionais de monitoramento, supervisão e controle ambiental, consistindo basicamente no detalhamento até o nível executivo dos Programas Ambientais relativos às diversas fases do empreendimento.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir